Biografia

O deputado federal de Pernambuco, Silvio Costa Filho, iniciou sua vida na política no movimento estudantil e chegou a presidir o Diretório Acadêmico da Universidade Católica de Pernambuco, onde se formou em pedagogia. Em 2004, aos 21 anos, foi eleito o vereador mais jovem da história do Recife, sendo o 4º mais votado naquela eleição. Como vereador, Silvio criou o Parlamento Jovem, pioneiro no País e que deu vez e voz à juventude recifense. No legislativo municipal, foi presidente da Comissão da Lei Orgânica, que atualizou a Constituição Municipal do Recife. Por seu trabalho na Câmara, Silvio foi escolhido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), como melhor vereador de Pernambuco, em 2005.

Na eleição seguinte, em 2006, aos 24 anos, foi eleito deputado estadual. Em 2007, foi vice-líder do Governo e Secretário de Estado. Silvio criou a Lei de Responsabilidade Educacional, projeto pioneiro no País, que teve o reconhecimento de todos os profissionais de educação do Estado. Além disso, presidiu algumas comissões na Assembleia Legislativa, e por duas vezes recebeu o Prêmio Orgulho de Pernambuco, promovido pelo Diário de Pernambuco.

Silvio Costa Filho, em seu primeiro mandato como deputado federal, vem se firmando como uma das principais lideranças do Congresso Nacional. O deputado foi eleito pelo DIAP e Arko adivce por três vezes um dos deputados mais influentes do Brasil.

Grandes projetos de autoria e relatoria do deputado Silvio Costa Filho foram destaques durante esses três anos de mandato. Ele foi relator do projeto que protege a lei da informática de cortes de incentivos fiscais.

Silvio também foi relator da proposta que permite a venda direta de etanol dos produtores para os postos, tornando o valor mais barato na bomba de combustível. Outro importante projeto para o Brasil, de relatoria de Silvio Costa Filho, foi o da autonomia do Banco Central, que garante a estabilidade monetária do país.

Presidente da Frente Parlamentar do Novo Pacto Federativo, o deputado é considerado um municipalista convicto, se destaca como um dos mais atuantes na defesa e fortalecimento dos municípios brasileiros, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Silvio Costa Filho teve aprovado o seu projeto que amplia o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. A medida vai garantir um fôlego fiscal para os prefeitos investirem em diversas áreas para melhoria da qualidade de vida da população.

E o trabalho não para por Pernambuco. O deputado federal já destinou, desde o início de seu mandato, mais de 350 milhões de reais em investimentos para os municípios pernambucanos, em áreas como educação, infraestrutura, agricultura, mobilidade urbana, pavimentação e saúde.

[ucaddon_uc_starter_cocial_icon link=”https://www.facebook.com/silvio.costafilhoi” uc_fonts_data=”JTdCJTdE”]